"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído."
Confúcio

Quem foi Clausewitz?

AKGcolorportraitthumb

Carl Philip Gottfried (ou Gotlieb) von Clausewitz nasceu a 01 de Junho de 1780 na cidade prussiana de Burg (Magdeburg), na actual Alemanha. Carl era o quarto e mais novo filho de uma família humilde de origem polaca. Com apenas 12 anos de idade ingressou no exército prussiano e aos 13 anos já estava a combater os franceses na Campanha de Rhine (1793-94). Em 1801 entra na Academia Militar de Berlim, terminando o curso em 1804 com a melhor classificação da Academia. Nesse mesmo ano é nomeado ajudante-de-campo do Príncipe Augustus Ferdinand da Prússia e, em 1806, é capturado pelos franceses na Batalha de Jena, durante as guerras napoleónicas. Durante dois anos foi mantido em cativeiro na França e na Suíça, após os quais regressou à Prússia para desempenhar funções no gabinete do Ministro da Guerra, onde apoiou e participou directamente na reforma do exército prussiano,  sendo também professor na Academia Militar e o responsável pela instrução militar do Príncipe Friedrich Wilhelm, que mais tarde viria a ser rei. Em 1810 casa-se com a Condessa Marie von Brühl.

Forte opositor da aliança forçada da Prússia com Napoleão, abandona o exército prussiano e serve o exército russo, entre 1812 e 1813, durante a Campanha da Rússia. Depois da paz em 1814, Clausewitz regressa ao exército prussiano e, em 1815, nas funções de Chefe do Estado-Maior do General Thielmann, comandante do III Corpo de Exército prussiano, durante o Governo dos Cem Dias de Napoleão, participa nas Batalhas de Ligny, Wavre e Waterloo.

Clausewitz foi promovido ao posto de Major-General em 1818, quando contava com 38 anos de idade,  é nomeado director da Academia Militar de Berlim, cargo que ocupou até 1830. Durante os doze anos seguintes dedicou-se quase em exclusividade à pesquisa e trabalho intelectual. Em 1830 é nomeado Chefe do Estado-Maior do General Gneisenau na fronteira polaca, onde viria a falecer, vítima de cólera, no dia 16 de Novembro de 1831.

A sua obra mais famosa "Da Guerra" (On War), no título original "Vom Kriege", foi escrita nos últimos anos da sua vida, provavelmente entre 1816 e 1830, no entanto, só viria a ser editada e publicada pela viúva do autor em 1832. É também da sua autoria "Os Princípios da Guerra", manuscrito que deixou ao Príncipe Friedrich Wilhelm antes de abandonar a Prússia em 1810.

Imprima esta mensagem

Sem comentários: