"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído."
Confúcio

França – Livro Branco da Defesa e Segurança Nacional

couv_livre_blanc2

No passado dia 17 de Junho, o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, discursou em Paris perante uma vasta plateia de militares e civis para apresentar o Livro Branco da Defesa e Segurança Nacional.

Veja aqui o vídeo do discurso.

Sendo a última versão de 1994, este é o primeiro que em França associa os conceitos de Defesa e Segurança Nacional.

Oficialmente lançado no dia 16 de Junho, tem gerado grande polémica no seio das Forças Armadas francesas, nomeadamente devido à redução prevista de cerca de 1/6 dos seus efectivos. O Livro Branco deverá dar origem, até ao Outono, a uma nova lei de programação militar para 2009-2014, que deve ter em conta a vontade anunciada de Sarkozy de reduzir a despesa pública.

Quarenta anos depois do General De Gaulle ter retirado a França da estrutura hierárquica de comando da NATO, este Livro Branco prevê uma aproximação e integração da França no comando integrado da NATO. (leia o artigo de opinião do Professor Adriano Moreira no Diário de Notícias de 12AGO08, A França e a NATO)

“A estratégia de segurança nacional gira em torno cinco funções estratégicas que as forças de Defesa e de Segurança devem dominar: o conhecimento e antecipação, a prevenção, a dissuasão, a protecção e a intervenção” in Le Livre Blanc sur la Défense et Sécurité nationale

O último número da Revista Military Technology (MILTECH - 8/2008) fornece-nos uma análise detalhada e ao mesmo tempo bastante elucidativa do conteúdo deste Livro Branco. (download do artigo A “New Look” White Paper for France)

Download do Livro Branco:

Livre blanc - Volume 1 - Partie 1

Livre blanc - Volume 1 - Partie 2

Livre blanc - Volume 2 - Les débats

Download do comunicado de imprensa: Francês/ Inglês

Imprima esta mensagem

Sem comentários: