"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído."
Confúcio

War Made Easy

War Made Easy é um documentário de 2007, baseado no livro de Norman Solomon, de 2005 e com o mesmo nome, que explora a forma como as sucessivas administrações norte-americanas, sejam elas democráticas ou republicanas, conseguem controlar a forma como é feita a cobertura dos conflitos armados, desde o Vietname até ao Iraque.

Começa com o General MacArthur anunciando um “novo mundo de paz” trazido com o fim da II Guerra Mundial e depois percorre os vários conflitos (a ocupação da Republica Dominicana em 1916, a Coreia do Norte em 1950, o Vietname em 1965, a invasão de Granada em 1983, e a invasão do Panamá em 1989, entre outros), em que as forças americana estiveram envolvidas.




Solomon não põe em causa a razão ou não de cada uma das intervenções, mas sim a forma como a população americana, e não só, é alvo da propaganda e da manipulação da informação, não tendo pleno conhecimento das verdadeiras motivações e custos de cada uma destas intervenções.

Desde a cobertura feita pelas principais cadeias televisivas, até aos “embedded journalists” devidamente seleccionados para acompanhar as forças no terreno, nada escapa ao olhar critico de Norman Solomon.

Pode ser considerado por alguns como mais um filme anti war, no entanto não deixa de ser uma interessante análise de como muitas vezes a verdadeira realidade consegue ser distorcida.


Veja aqui o trailer do documentário:

Imprima esta mensagem

Sem comentários: