"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído."
Confúcio

NATO Urban Operations Working Group

Da estrutura da NATO consta o NATO Training Group (NTG), que, inicialmente denominado EURO/NATO Training Group, foi criado em 1970 tendo adoptado a actual denominação em 1993.

O NTG compreende cinco subgrupos, entre os quais o Army Sub Group (ASG). O ASG compreende, actualmente, cinco grupos de trabalho:

  • Environmental Training Working Group (ETWG)
  • Training Simulation Working Group (TSWG)
  • International Special Training Centre (ISTC) Working Group
  • Euro NATO Training Engineer Centre (ENTEC) Working Group

NATOUrbOpsWG Até Abril deste ano, o NATO UOWG denominava-se NATO Fighting in Built Up Areas/ Military Operations on Urban Terrain Working Group (NATO FIBUA/MOUT WG).

O Grupo de Trabalho NATO FIBUA/MOUT foi criado em 1981 pelo ASG,  com a finalidade de trocar experiências e ideias entre os países participantes.

 

 

Os objectivos definidos para o Grupo de Trabalho NATO Urban Operations são:

  • Receber dos países representados apoio no treino e documentação relativa ao CAE;
  • Analisar tácticas, técnicas, procedimentos e equipamentos de forma a criar um conceito comum e integrado para o CAE;
  • Assegurar que a formação e treino do CAE se mantêm actualizados de acordo com as mais recentes experiências e ameaças;
  • Organizar e conduzir “FIBUA/MOUT Training Symposium” quando solicitado;

A primeira reunião deste grupo de trabalho decorreu nos Estados Unidos da América, em 1981, no Training Doctrine Command em Fort Monroe, sob a presidência do Canadá e contou com a participação da Alemanha e Estados Unidos da América. Em Outubro de 1993 decorreu na Ericeira a 13ª reunião do GT NATO FIBUA/MOUT, voltando-se a realizar na Escola Prática de Infantaria em Maio de 2000. O delegado português é normalmente um Oficial da Escola Prática de Infantaria.

As reuniões têm carácter semestral e o local escolhido é em função do voluntariado dos países participantes. Encontra-se organizado da seguinte forma:

  • Um Presidente, Vice-Presidente e Secretário eleitos pelos delegados por um período de dois anos;
  • Representantes dos diversos países NATO, normalmente dois por país;
  • Observadores e representantes de outras agências da NATO ou países parceiros;

Vocacionado essencialmente para a formação e treino para o Combate em Áreas Edificadas (CAE), os trabalhos das reuniões normalmente assentam em:

  • Discussão de temas tácticos;
  • Apresentação de novas tácticas, técnicas e procedimentos (TTP);
  • Apresentação e discussão de novos equipamentos;
  • Apresentação de programas de simulação e treino;
  • Apresentação das capacidades das áreas de treino existentes em alguns países;

Para além de contribuir para a formação de quadros e tropas, contribui fortemente para a produção de doutrina para o CAE.

Fruto do trabalho conjunto de mais de dois anos, que contou com o contributo de todos os países participantes, o grupo de trabalho está prestes a publicar o volume 1 (de 2) do Urban Operations Tactical Handbook, actualmente ainda em versão draft. Este primeiro volume aborda as operações em áreas urbanas em todo o espectro das operações. Com base neste manual, os países têm condições para produzir, na respectiva língua oficial, e com as adaptações que acharem por convenientes, as suas tácticas, técnicas e procedimentos para o CAE. Este manual destina-se desde os comandantes de unidades escalão batalhão até ao Comandante de Secção. O segundo volume será uma espécie de catálogo das infra-estruturas de treino e formação em CAE e capacidades no seio da NATO.

Desde Setembro de 2005 que o grupo de trabalho conta com uma página na Internet (http://fibuamoutsite.info/) onde são disponibilizados, para além dos contributos do grupo de trabalho, as actas de cada uma das reuniões, programas das próximas reuniões, informações sobre as infra-estruturas de treino para o CAE e cursos ministrados nesta área em cada um dos países participantes. Esta página constitui-se também como um ponto de contacto informal entre os delegados dos vários países participantes. Para se ter acesso total ao conteúdo da página deverá solicitar um registo para webmaster@fibuamoutsite.info.

Imprima esta mensagem

Sem comentários: