"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído."
Confúcio

Conflito na Faixa de Gaza

Chegou ao fim o cessar-fogo de seis meses na Faixa de Gaza. O Hamas declarou o fim da trégua com Israel em 19 de Dezembro, e militantes islâmicos aumentaram ataques com foguetes. Em resposta, Israel lançou um ataque que matou mais de 195 pessoas em Gaza apenas no primeiro dia. Depois de 8 dias consecutivos de ataques aéreos israelitas (Operation Cast Lead)   contra o movimento radical islâmico Hamas, tropas israelitas entram por terra na Faixa de Gaza no Sábado, dia 03 de Janeiro de 2008.

GEN Loureiro dos Santos na SIC, 03JAN09

Como já vem sendo hábito temos possibilidade de assistir praticamente em directo ao desenrolar do conflito. A nível nacional, a SIC/ SIC Notícias faz um excelente acompanhamento com o jornalista Henrique Cymerman, que já nos habituou a grandes reportagens dos dois lados do conflito. Pode ainda assistir aos directos dos canais de informação do costume, ou então visitar as páginas na internet da BBC, Sky News, CNN, , Times online, NBC, Guardian, Reuters, Al Jazeera, entre outros. Deixamos aqui um vídeo com as palavras do General Loureiro dos Santos no Jornal da Noite da SIC no dia 03 de Janeiro de 2009, Sábado, e a caracterização geográfica e demográfica da Faixa de Gaza.

 

Caracterização geográfica e demográfica da Faixa de Gaza (Fonte: Wikipedia)

Faixa de Gaza A Faixa de Gaza é um território situado no Médio Oriente limitado a norte e a leste por Israel e a sul pelo Egipto. É um dos territórios mais densamente povoados do planeta, com 1,4 milhão de habitantes para uma área de 360 km². A designação "Faixa de Gaza" deriva do nome da sua principal cidade, Gaza.

Actualmente a Faixa de Gaza não é reconhecida internacionalmente como pertencente a um país soberano. O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são actualmente controlados pelo estado de Israel, que ocupou militarmente o território entre Junho de 1967 e Agosto de 2005. A jurisdição é por sua vez exercida pela Autoridade Nacional Palestiniana.

A população da Faixa de Gaza é de 1 428 757 habitantes (dados de Julho de 2006). Cerca de 60% da população é composta por refugiados chegados nas duas vagas geradas pelas guerras de 1948-1949 e de 1967; os restantes são populações nativas. Grande parte da população habita nas cidades, das quais se destacam Gaza, Khan Yunis, Rafah e e Dayr al Balah. A Faixa de Gaza tem uma das populações mais jovens do planeta, com 48,1% da população enquadrada na estrutura etária entre os 0 e os 14 anos. A taxa de crescimento anual da população é de 3.71% e a esperança média de vida é de 71,97 anos. A nível religioso, a maioria dos habitantes da Faixa de Gaza são muçulmanos sunitas, com uma minoria cristã. A língua falada no território é o árabe, seguida do hebraico; o inglês é compreendido por alguns habitantes.

A Faixa de Gaza situa-se no Médio Oriente. Possui uma fronteira de 51 quilómetros com Israel e um fronteira de onze quilómetros com o Egipto, perto da cidade de Rafah. O território é plano, sendo o ponto mais alto Abu 'Awdah, com 105 metros de altura. O seu clima é temperado, com verões secos e quentes. Apenas 13% do território é composto por terras aráveis. O Aeroporto Internacional de Gaza (posteriormente renomeado Aeroporto Internacional Yasser Arafat) foi inaugurado a 24 de Novembro de 1998, mas foi encerrado em Outubro de 2000 por ordem israelita. A pista do aeroporto foi destruída pelas Forças de Defesa de Israel em Dezembro de 2001, encontrando-se por isso o aeroporto em estado de inoperabilidade. A Faixa de Gaza possui um heliporto.

Imprima esta mensagem

Sem comentários: