"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído."
Confúcio

Gunner Palace

Gunner Palace

Gunner Palace saiu para o mercado em Março de 2005 e é da autoria do realizador norte-americano Michael Tucker. Durante dois meses, Michael Tucker viveu em Bagdad com os militares do 2d Battalion/3d Field Artillery, conhecidos com “Gunners” e filmou o seu quotidiano, mostrando-nos aquilo a que normalmente não assistimos nos noticiários. Tucker filma o dia-a-dia dos jovens militares, sem querer dar qualquer conotação política ao documentário e sem nunca se mostrar a favor ou contra a guerra, querendo apenas fazer perceber como é a vida no Iraque.

O título do documentário refere-se ao aquartelamento da Unidade em questão, um antigo palácio que pertencia a Uday Saddam Hussein, um dos filhos de Saddam Hussein. Apesar de se encontrar praticamente em ruínas, o palácio oferece aos militares uma enorme piscina, da qual desfrutam nos seus momentos de lazer.

Para além dos patrulhamentos, rusgas e a vivência directa com os IED´s, podemos assistir aos momentos de lazer dos jovens militares, e, por diversas ocasiões, aos dotes musicais de alguns deles.

 

"Gunner Palace" is a ground-level documentary, messy and immediate, about the daily life of a combat soldier in Iraq. It is not pro-war or anti-war. It is about American soldiers, mostly young, who are strangers in a strange land, trying to do their jobs and stay alive.”

…“This film is so valuable. Not because it argues a position about the war and occupation, but because it simply goes and observes”

Roger Ebert, Chicago Sun-Times

 

Imprima esta mensagem

Sem comentários: