"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído."
Confúcio

NATO – o caminho para um novo Conceito Estratégico

A Cimeira da NATO comemorativa do seu sexagésimo aniversário foi o ponto de partida da elaboração de um novo conceito estratégico para a Aliança Atlântica. A discussão do novo conceito estratégico da NATO vai ser lançada no dia 07 de Julho numa conferência a ter lugar na sede da Aliança, em Bruxelas.

O actual conceito estratégico da NATO foi aprovado em 1999, numa altura em que pouco se falava de terrorismo e em que a Aliança tinha uma postura essencialmente reactiva, postura essa que neste momento já não se adequa ao actual cenário internacional e aos desafios impostos. De acordo com os autores de “Towards a Grand Strategy for an Uncertain World”, “a reacção já não é suficiente, hoje a tarefa mais urgente é a prevenção de crises, de conflitos armados e da guerra, o que pode exigir que a primeira resposta não seja por meios militares.”

Para a discussão deste novo conceito a NATO vai formar um painel de especialistas, para o qual Portugal propôs o nome de António Vitorino.

“O novo Conceito Estratégico será um documento fundamental que irá orientar a Aliança. Porém, ao mesmo tempo, deve ser de leitura fácil e exprimir os valores da Aliança e as ameaças que esta enfrenta numa linguagem clara.

O documento deverá ainda descrever conceitos que tornem a Aliança uma organização mais flexível, com mais capacidade para enfrentar os desafios emergentes.”

Jan Petersen, Rapporteur especial da contribuição da Assembleia Parlamentar da NATO para o novo Conceito Estratégico

No programa da RTPN, “Olhar o Mundo” (28JUN09), o General Loureiro dos Santos analisou a entrevista dada a este programa por Stefanie Babst, NATO Deputy Assistant Secretary General for Public Diplomacy Strategy, sobre, entre outros assuntos, o processo de adopção de um novo conceito estratégico para a NATO.

A aprovação do novo conceito estratégico da NATO deverá acontecer na cimeira da Aliança Atlântica, a realizar em Lisboa no final de 2010.

Sobre este assunto aconselhamos as seguintes leituras:

Imprima esta mensagem

Sem comentários: