"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído."
Confúcio

“Da Estratégia”, do General António Martins Barrento

Foi lançado no passado dia 4 de Maio de 2010, no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), o livro “Da Estratégia”, da autoria do General António Eduardo Queiroz Martins Barrento, Chefe do Estado-Maior do Exército entre Março de 1998 e Março de 2001.

Da Estratégia

Constituindo uma apresentação escrita das Lições de Teoria Geral da Estratégia, ministradas pelo autor no Instituto de Ciências Sociais e Politicas (ISCSP), no mestrado em Estratégia, o General Martins Barrento justifica desta forma a elaboração desta obra:

“Durante três anos dei aulas de estratégia no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, …. Mas não senti necessidade de fornecer aos discentes, por escrito, o objecto das minhas leituras e do meu estudo, porque conduzi esta matéria tendo como referência principal os Apontamentos de Estratégia, do general Abel Cabral Couto. …Este livro, apesar dos anos e da natural projecção que a “guerra-fria” tinha na altura em que foi escrito, apresenta de forma clara e racional o que de mais importante existe na estratégia. Além disso, as bibliotecas do Instituto de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Instituto da Defesa Nacional (IDN) e Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM) estavam acessíveis e bem apetrechadas para o acompanhamento das sessões e elaboração de trabalhos. Pensei, no entanto, porque as aulas iam um pouco para além das referências bibliográficas, já que lhe acrescentava uns apontamentos históricos, alguma vivência do ambiente estratégico e reflexões pessoais, que talvez fosse interessante passar a escrito esta experiência didáctica.”

A obra foi apresentada pelo Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, e tem a assinatura editorial de Pedro de Avillez e da Tribuna da História.

Imprima esta mensagem

Sem comentários: